Psicoterapia y Educación Somática
Sobre o curso
A Integração Organísmica (IO) é uma abordagem contemporânea que articula psicoterapia, corpo e filosofia como caminhos de escuta, presença e transformação. Inspirada nos trabalhos de Wilhelm Reich, Sandor Ferenczi, Humberto Maturana, Spinoza, Nietzsche e outros pensadores do campo da vida, propõe uma clínica viva, encarnada e imanente, que conjuga corpo, desejo, afeto e linguagem.
A formação é voltada para terapeutas, educadores, profissionais da saúde e das artes que desejam aprofundar o trabalho psicocorporal com consistência teórica, prática e ética. É um curso de dois anos, com estrutura teórico-vivencial, incluindo trabalhos corporais grupais, supervisões clínicas e acompanhamento do processo pessoal.
A formação oferece uma caixa de ferramentas conceituais e práticas aplicáveis ao trabalho individual e grupal, tanto em contextos clínicos como educativos e artísticos.
Para mais informações, baixe o PDF
Coordenador
Manoel Brandão

Formado em Medicina e Filosofia em Salvador-BA. Especializou-se em Psiquiatria. Atuou como psiquiatra e supervisor clínico-institucional na saúde pública no Brasil. Psicoterapeuta há 45 anos, com formação em Psicodrama, Terapia Comunitária, Vegetoterapia e Análise Reichiana, Esquizoanálise, Experiência Somática, Osho Pulsation e Vivation. Estudou com Gaiarsa, Boadella, F. Navarro, Genovino Ferri, Claudio Naranjo e Humberto Maturana.
Desenvolveu a Integração Organísmica, uma abordagem em psicoterapia e educação somática. Foi pioneiro da Psicoterapia Somática no Uruguai.